Atendimento
(92) 3343-3970
(92) 99166-5519

Medo de endoscopia? Tire suas dúvidas sobre o exame

A endoscopia digestiva alta é um exame muito indicado para pacientes que apresentam sinais de problemas no esôfago, estômago e duodeno, pois através dela o médico pode avaliar a saúde desses órgãos e verificar se apresentam alguma anormalidade.

Apesar de ser um exame bem simples e que é realizado em torno de 5 a 10 minutos, muitos pacientes ainda tem um certo medo de se submeter a ele, por acharem que podem sentir algum tipo de dor. Por isso, vamos esclarecer algumas das dúvidas mais comuns com relação à endoscopia:

O paciente é sedado antes da endoscopia?

Sim, o paciente recebe uma sedação intravenosa e, em alguns casos, um spray à base de xilocaína é borrifado em sua garganta para que não haja nenhum desconforto durante o procedimento. A sedação ainda dura por algumas horas após o exame e por isso é necessário que o paciente esteja acompanhado, já que estará mentalmente confuso para voltar para casa sozinho.

Como é feita a endoscopia?

Após a sedação fazer efeito, o equipamento endoscópico que possui uma microcâmera em sua extremidade é inserido pela garganta do paciente que percorre o esôfago, estômago e o duodeno, permitindo a visualização do sistema digestivo e um diagnóstico preciso. O procedimento é realizado com o paciente deitado de lado.

Há algum efeito colateral?

Além da confusão mental e sonolência causadas pela sedação, o paciente também pode sentir dificuldades para engolir, devido ao spray utilizado para amortecer a garganta, mas esses sintomas somem após algumas horas. Também é comum que o paciente tenha uma sensação de inchaço, decorrente do ar que o aparelho pode depositar em seu estômago, mas isso também desaparece em algumas horas.

Fonte: Endo Gastro São Paulo

Mais Notícias

Você sofre com os sintomas da doença do refluxo gastroesofágico?
Cansado de sofrer com às complicações da obesidade?
Sabia que o estômago é o órgão mais afetado pelo estresse? Isso mesmo!
O que você precisa saber sobre câncer de intestino
O câncer de intestino é uma doença grave e merece muita atenção!
Os principais fatores relacionados ao maior risco de desenvolver câncer do intestino
Dia Mundial da Saúde Digestiva
Medo de endoscopia? Tire suas dúvidas sobre o exame
Como a alimentação pode prevenir a esteatose hepática

Atendimento Online

Não estamos online no momento, mas envie uma mensagem offline.

Perguntas, problemas ou sugestões. Gostaríamos de ajuda-lo (a)!

Aperte enter para começar